CE (85) 3312.1313 | DF (61) 3711.6454 | GO (62) 3087.2529 | PE (81) 3025.1606 | SP (11) 2863.4814 | Atendimento: 08h30 às 17h30      10/12/2018 20:01   IP 54.159.51.118


Utilidades

Solicite seu Certificado
Clique aqui e sabia como.

Dispensa de Licitação
Você poderá contratar o Instituto Cidades com dispensa de licitação. Saiba mais

Dicas
Confira as dicas do IC.

Tira Dúvidas
Veja as respostas para as perguntas mais frequentes.


Nossos Serviços

Nossos Serviços - Capacitação

IC-TV


Nossa Qualidade

Prêmio Quality
FUNDEB


Fundeb Fácil

O sistema Fundeb Fácil foi desenvolvido para criar mecanismos para o acompanhamento da aplicação e assessoramento dos recursos do Funda de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb junto às administrações públicas.

A finalidade principal é dotar as Unidades Setoriais que cuidam da aplicabilidade dos recursos do Fundeb de uma assessoria técnica voltada para a consecução de como aplicar tais recursos, ao mesmo tempo em que procura o tempo e a melhor maneira de especificar as rubricas corretas para o sucesso do Programa. Esta assessoria vislumbra os setores de Secretarias de Educação, Governos Estaduais, Conselhos Educacionais e Entidades voltadas para a educação, enfim, todos os entes que operacionam recursos do Fundeb.

O Instituto Cidades disponibiliza consultoria na área de educação para avaliar os custos do sistema educacional, focando a utilização dos recursos do Fundeb e analisando principalmente a aplicação dos 60 e 40%.

Ferramentas do Programa
- Cálculo da receita total;
- Planejamento do investimento nos segmentos do sistema;
- Acompanhamento financeiro das contas mãe, 40 e 60%;
- Planejamento e acompanhamento dos gastos, por macro rubrica;
- Relatório sintético das compras de bens e serviços;
- Formata o kit de material didático por segmento;
- Ferramenta de avaliação de todos os custos da educação;
- Determina o valor máximo do salário dos profissionais do magistério;
- Determina a carga horária dos cursos de capacitação.

GesEducação – Gestão Educacional
O GesEducação é um sistema de voltado a Gestão Educacional no seguimento público. Permite que todas as unidades de ensino sejam gerenciadas individualmente e/ou pela secretaria de educação municipal. Permitindo assim rápido acesso às informações gerenciais e estatísticas necessárias a boa gestão educacional pública.

A partir de tecnologias de última geração, o GesEducação foi desenvolvido dentro de padrões e metodologias de desenvolvimento de software que o colocam em posição de vantagem diante das soluções disponíveis no mercado.

Com o GesEducação é possível fazer o acompanhamento pedagógico, através da análises dos relatórios da classe, da escola ou específico do aluno. É um programa que permite um controle total da vida acadêmica dos alunos da escola, desde o primeiro contato com a escola, iniciando pela matrícula e finalizando com a conclusão do ano letivo. Saliente-se que o sistema permite cadastrar:

- Alunos

No Cadastro de Alunos é possível dentre outras coisas, registrar informações referentes a deficiências, doenças, vacinas, ocorrências na escola, entrevistas na escola, histórico de escolas anteriores.

Disciplinas
No cadastro de disciplinas além das informações básicas pertinentes a cada disciplina, como descrição, abreviatura, escola, se a mesma reprova, é possível também associar cada disciplina a mais de um(a) professor(a).

Escolas
No cadastro de escolas é permitido guardar informações sobre indicadores, estatísticas da escola, dados do(a) diretor(a) e ainda um controle de usuários com permissões de acesso à informações de cada escola.

Grade Curricular
Facilidade e objetividade são características do cadastro que permite planejar e elaborar a grade curricular por serie, disciplina.

Grau Estudantil
Servirá de apoio para o cadastro de séries e turmas.

Horários das Turmas
A partir da turma, disciplina, professor e escola é possível definir a grade horários da turma garantindo assim que seja feito o controle de choques de horários.

- Professores

Dados do professor e disciplinas por ele ministradas fazem parte do escopo deste cadastro.

- Séries

De modo a garantir que cada série esteja de acordo com a especificação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o cadastro de séries segue a mesma flexibilidade de todo o sistema. É possível estabelecer a equivalência com as especificações do MEC.

Através do GesEducação é possível cadastrar todos os ensinos, desde o ensino infantil até o pré-vestibular, incluindo educação de jovens e adultos:

- Educação Infantil I
- Educação Infantil II
- Educação Infantil III
- Ensino Fundamental 1ª
- Ensino Fundamental 2ª
- Ensino Fundamental 3ª
- Ensino Fundamental 4ª
- Educação Especial D.A
- Educação Especial D.M
- Educação Jovens e Adulto I
- Educação Jovens e Adulto II
- Educação Jovens e Adulto III
- Ensino Fundamental 3ª

- Turmas

No Cadastro de Turmas é possível definir abreviatura da turma, grau, série, turno, quantidade de vagas.

Manutenção
O módulo de manutenção abrange cadastros e processos relativos a toda a movimentação de alunos na escola

Controle de Freqüência
O Controle de Freqüência automatiza o processo de gerência de freqüência dos alunos, evitando erros e desgastes. O sistema de freqüência vai desde o controle de acesso do aluno a escola até a freqüência na matéria. O sistema ainda conta com a possibilidade de um cartão de identificação para controle de acesso dos alunos aos estabelecimentos de ensino.

Permitem controlar processos de matrículas, transferências entre escolas, transferências entre turmas, cancelamento de transferência, desistências de matrículas, cancelamento de desistência.

- Aproveitamento da Alfabetização

Seguindo padrões e regras estabelecidas pelo MEC, o controle do aproveitamento da alfabetização se dá de forma simples e clara. Permitindo além do controle e cadastro que todo dado cadastrado seja tratado e devolvido posteriormente sob a forma de informação gerencial e estatística, permitindo o acompanhamento antes durante e depois da alfabetização de cada turma. A secretaria poderá de forma eficiente acompanhar as metas estabelecidas para a alfabetização.

Notas e Médias
O GesEducação possui um exclusivo sistema de gerenciamento de notas que permite gerar os boletins (e todos os outros relatórios pedagógicos, incluindo o histórico escolar) imediatamente após ter lançado as notas das Provas, não havendo mais a necessidade de calcular as médias manualmente.

- Controle da Merenda

O Controle do Cardápio e estruturação do almoxarifado com definição de pedidos e controle de entregas é mais um braços dos GesEducação. Contando com uma ótima maleabilidade logística, o GesEducação pode controlar o estoque por escola ou um estoque geral para cada instituição de ensino.

- Transporte Escolar

O programa conta com um controle específico para o transporte escolar de define as rotas, veículos conveniados, horários de passagem, definição de pontos de parada, controle de lotação de alunos e etc. Ainda pode ser registrado um controle de passe estudantil criado pelo próprio Município.

- Relatórios

O GesEducação conta com um grande número de relatórios planejados e elaborados de forma a trazer informações cruciais para os gestores das escolas e secretaria de educação.

Dentre os relatórios mais importantes podemos citar:

- Atestado de Freqüência do Aluno;
- Guia de Transferência;
- Estatística de Quantitativos das Escolas: Este relatório apresenta informações sobre quantidades de turmas, professores, alunos, agentes administrativos, serventes, cozinheiros, psicólogos, salas, sanitários. Dados de suma importância para a administração educacional municipal.
- Estatística de Aproveitamento da Alfabetização;
- Alunos Matriculados por Escola;
- Alunos Matriculados por Turma;
- Estatística Anual de dados Escolares (Ensino Fundamental);
- Estatística Anual de dados Escolares (Geral);
- Estatística de Escolas (Analítico);
- Estatística de Escolas (Sintético);
- Histórico Escolar;
- Ficha 19;
- Impressão do Boletim;
- Relatório de Melhores Alunos;
- Resultados Finais do Ano Letivo;
- Grade de Horários por Turma;
- Alunos por turma/vagas;
- Relatórios de acompanhamentos de evolução de alunos, professores e matérias;
- Relatórios de acompanhamentos pedagógicos;
- Relatórios de cruzamentos acadêmicos X social. Este importante para identificação de problemas sócio-familiares interferindo no desenvolvimento acadêmico;
- E muitos outros totalizando 114 relatórios.

- Controle de Acesso

O GesEducação conta com avançado controle de acesso a módulos e funcionalidades definidas por grupos de acessos e unidades de ensino.

© 1997-2018 Instituto Cidades - www.institutocidades.org.br     Fale conosco | Política de Privacidade